Semana dos Museus - Igreja Martin Luther



Rancho dos Imigrantes, por volta de 1900


Os primeiros colonos alemães que chegaram a Hammonia eram todos Luteranos. Desde o início, havia grande preocupação com a assistência religiosa dessas famílias, que estavam isoladas em uma região praticamente inóspita.

Os primeiros cultos foram realizados no Rancho dos Imigrantes, com um pastor que vinha uma vez por ano de Indaial (Pastor Ziegel). Cultos foram realizados nesse período, entre 1898 e 1901.

Com a chegada do Pastor Aldinger em 1901 e sua consequente eleição para o pastorado, resolvia-se o problema do Pastor para ministrar os cultos, mas não de um local adequado.

A primeira Igreja só seria inaugurada em 1904, praticamente no mesmo local da atual (na verdade, a Igreja localizava-se no exato local da residência do Pastor, atualmente). Era uma casa enxaimel, que em um primeiro momento, servia também como Escola. Durante um período, cultos também foram realizados na Escola Alemã, onde hoje localiza-se a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público. Importante salientar que a casa pastoral foi construída com tijolos retirados da Primeira Igreja.


Primeira Igreja Evangélica, inaugurada em 1904


Escola Alemã, também local de culto da Igreja Evangélica



Em 31 de outubro de 1917 o Pastor Aldinger lançou a pedra fundamental da Igreja Martin Luther. O lançamento da pedra coincide com os 400 anos da Reforma, que se celebrava na ocasião. Com o esforço de toda a comunidade evangélica de Hammonia, o novo templo foi inaugurado em 12 de maio de 1929.

Pedra fundamental, comemorativa aos 400 anos da Reforma

Igreja em Construção

Igreja em fase final de construção

Festa da cumeeira em 1927

Inauguração da Igreja em 1929


O belo templo fornece uma das mais (se não a mais) belas paisagens urbanas da cidade. O estilo arquitetônico e a imponência do templo em meio ao verde compõe um panorama digno de uma pintura.

Igreja Martin Luther hoje

 

Agradecimento especial a Sra. Dabnei Suani Howe cujo conhecimento da História de Ibirama poderia facilmente render um ou dois livros.


Autor: Cleandro Boeira, museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann

Comentários

Postagens mais visitadas