Der Hansabote


Edição do Der Hansabote, de 7 de janeiro de 1905

Der Hansabote foi um jornal editado em Hammonia, de periodicidade mensal, que circulou de forma irregular até o ano de 1913. Editado totalmente em alemão, foi o primeiro jornal do nosso município.

O fundador e primeiro proprietário do jornal foi o Pastor Paul Aldinger (cuja importância será destacada posteriormente). Assinava o jornal como "Dr. Aldinger Palmenhof".  O jornal era impresso na gráfica de G. Arthur Koehler em Blumenau. 

Pastor Dr. Paul Aldinger

O Pastor Aldinger deixava transparecer as suas convicções no jornal, escrevendo sobre temas que o mesmo considerava fundamental para o desenvolvimento da colônia: assuntos relacionados a agricultura, assuntos educacionais locais, finanças, a importância do trabalho e da oração, associações de moradores, entre outros assuntos que considerava relevantes.

Contendo de 4 a 6 páginas, Der Hansabote era lançado sem dia fixo, aparecendo tanto na primeira quanto na segunda quinzena de cada mês. Tinha o preço de capa de 100 réis, com assinaturas semestrais ou anuais, custando 500 e 1000 reis, respectivamente. Raramente continha textos em Português, mas quando aparecia, era traduzido para o alemão.

Em 1912, Der Hansabote deixou de ser impresso pela gráfica de G. Arthur Koehler, e passou a ser impresso pela tipografia Homke.  Der Hansabote circulou pela última vez em setembro de 1913.

É possível ter acesso a este jornal na Hemeroteca Digital Catarinense: 

http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/

Autor: Cleandro G. Boeira, Museu Municipal Eduardo de Lima e Silva Hoerhann

Comentários

Postagens mais visitadas