Pastor Paul Aldinger

Pastor Doutor Paul Aldinger deixou fortes marcas de sua passagem pela Hansa Hammônia entre 1901-1927. Foi, sem qualquer sombra de dúvida, um dos personagens mais relevantes da nossa história.

Se não o mais.


Pastor Aldinger

O Pastor Dr. Paul Aldinger nasceu em nasceu em 23 de agosto de 1869 em Heutingsheim Ludwigsburg, no então estado livre de Baden. Entre 1885-1887 estudou Teologia no Seminário Teológico Evangélico de Blaubeuren, continuando seus estudos teológicos na Universidade de Tübingen entre 1888-1892. Em 1895 alcançou o grau de Dr. Phil (Doutor em Filosofia) e trabalhou por um breve período ao lado do conceituado historiador Karl Lamprecht, na Universidade de Leipzig.
Em 1° de maio de 1899, o Dr. Aldinger assumiu o cargo de administrador da Sociedade Central Evangélica para Colonos e Imigrantes, em Koblenz. A seguir, foi também professor na Escola Colonial de Witzenhausen no Werra, perto de Göttingen.
Em maio de 1901, Aldinger embarcou para o Brasil, a serviço da Sociedade Colonizadora Hanseática. Seu plano era adquirir experiência na América, com vistas a aplicá-la posteriormente nas áreas alemãs da África. Dessa forma, juntamente com mais 47 imigrantes, Aldinger chegou a Hammonia em 21/06/1901.
Aqui, foi o primeiro Pastor da comunidade Luterana, além de fundar o Primeiro Jornal (Der hansabote) e ter sido o fundador de várias escolas, tendo sido também o primeiro inspetor escolar.
Voltou para a Alemanha em 1927, e foi pastor na cidade de Kleinbottwar por 17 anos. Faleceu em 30 de dezembro de 1944.
Além de homenagens aqui no Brasil (infelizmente poucas), seu nome batiza uma escola em Kleinbottwar, lugar de sua última missão.

Pastor Aldinger com professores

Pastor Aldinger, 1913



Escola e Igreja em Hammonia



BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
ALDINGER, Paul. Das Itajahy-Tal. Deutsche Siedlung im brasilianischen Urwald. Blumenau und Hansa. Hamburg: O. J.
ALDINGER, Paul. Die ersten zwei Jahrzente der Kolonie und Gemeinde Hansa-Hammonia. Abschiedspredigt in Hammonia am 8 August 1920. Biblioteca Municipal de Ibirama.
DER HANSABOTE, Blumenau, 1904-1908. Hemeroteca digital catarinense.
DREHER, Martin N. Igreja e Germanidade: estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. São Leopoldo: Sinodal, 1984.
LACMANN, Wilhelm. Ritte und Rasttage in Südbrasilien. Berlin: Verlag Dietrich Reimer, 1906.
OBERACKER, Carlos H. Jr. A Contribuição teuta à formação da nação brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Presença, 1985.
PARET, Oscar. Dr. Paul Aldinger von Heutingsheim: 1869-1944. Pfarrer und Kolonist. Ein Pioner des Deutschtums in Brasilien. In: Ludwigsburger Geschischtsblätter. XIX, 1960.
PRIEN, Hans-Jürgen. Evangelische Kirchwerdung in Brasilien: von den deutsch-evangelischen Einswanderergemeinden zur Evangelischen Kirche Lutherischen Bekenntnisses in Brasilien. Gütersloh: 1989.
WIRTH, Lauri E. Protestantismus und Kolonisation in Brasilien. Erlangen: Verlag der Ev.-Luth. Mission, 1990.

Autor: Cleandro G. Boeira, Museu Municipal Eduardo de Lima e Silva Hoerhann







Comentários

Postagens mais visitadas